Ter um bom Network é essencial pra seu crescimento profissional ele proporciona a construção de uma rede de contatos.

No âmbito empresarial, o network proporciona a construção de uma rede de contatos.Com o objetivo de criar novas oportunidades para crescimento do negócioou de parcerias, por exemplo.

Nessa estratégia, seus contatos são como recursos sociais.

Você pode obter a partir deles apoio com produtos e serviços, inclusive no desenvolvimento e na oferta garantir acesso a novos mercados e clientes.

Enfim, encontrar soluções que efetivamente contribuam para o sucesso e longevidade da empresa.

Parece bom, não é mesmo?

E realmente é, especialmente ao analisar todas as vantagens do network para empreendedores, como veremos a seguir.
 1. Tenha um objetivo claro antes mesmo de começar o network
Mesmo que seja um objetivo mais geral, ainda um pouco nebuloso em meio a dúvidas, esse é o primeiro passo.
Não entre em contato com todos que encontrar.
Procure pessoas da sua área de trabalho, que possam lhe apresentar a outras do mesmo nicho.
Tente também se conectar com grandes nomes de referência.
Eles podem se tornar suas fontes de inspiração e até mesmo mentores.

2. Saiba se vender
Ninguém quer perder um tempo precioso se relacionando com pessoas que não valem a pena e que não vão acrescentar nada na vida delas.
Pode soar como um fato rude, mas é uma realidade do cenário profissional.
Uma dica de extrema importância ao se vender é atingir o meio-termo.
Isso significa não ser nem chato, nem tímido demais.
A boa comunicação é a chave.
Ensaiar antes o que você vai falar ao se apresentar pode ser uma boa ideia, desde que isso não faça sua fala soar artificial.
Além disso, é importante conhecer um pouco de linguagem corporal.
“Ler” as dicas que as pessoas dão quando estão ficando aborrecidas e, assim, saber quando mudar de assunto ou tentar uma nova abordagem.
O verbo “vender”, obviamente, está aqui no sentido em que é aplicado na expressão popular “vender seu peixe”.
Cause primeiro uma boa impressão para que se lembrem de você.
E pense em vender de fato seus produtos ou serviços apenas em um segundo momento.

3. Esteja disposto a aprender sempre
O crescimento profissional é, em parte, gerado pelo que você aprende com seus contatos.
Mesmo os maiores especialistas continuam aprendendo todos os dias, na maioria das vezes com pessoas em posições inferiores às suas.
Todos estão diante das possibilidades de aprender e de ensinar.
Uma forma de mostrar sua disposição para agregar conhecimento é sendo atencioso.
Olhe nos olhos do interlocutor, faça um esforço para se lembrar do nome dele.
Se preciso, peça para ele repetir alguma informação que lhe escapou.
Ao contrário do que você pode imaginar, pedir para que uma pessoa repita a fala não demonstra que estava distraído, mas sim que está interessado.
Se for preciso, tome notas!
 
4. Estabeleça uma rotina

Mesmo que isso signifique sair da sua zona de conforto – o que, aliás, é algo muito positivo -, você deve se forçar a promover novos contatos de tempos em tempos.
Isso significa se programar para ir a eventos, congressos e feiras de produtos.
Quanto à periodicidade, não há regras.
Mas uma vez por ano ou a cada seis meses, por exemplo, é um bom intervalo de tempo.
Ele deve ser menor para quem está começando no mundo do empreendedorismo.
Porque aumentar seu network na fase inicial é mais que importante: é obrigatório!
Da mesma maneira, estabeleça uma rotina para entrar em contato com seu network já estabelecido.
Não sabe como fazer isso?
Compartilhe artigos, publique informações e atualize seu perfil no LinkedIn.
Mas cuidado: pense bem antes de postar.
Pergunte-se primeiro se o conteúdo é relevante para seus contatos ou se eles podem interpretar como uma chateação ou, pior, como uma afronta indireta?
Acredite: muito mais fácil do que erguer um castelo é destruí-lo em um só golpe.

5. Seja ético ao fazer network
Essa dica aliás, vale para todos os aspectos da sua vida. Ser ético diz muito sobre seu caráter e o que as pessoas falarão de você.
Ser ético significa muitas coisas.
Ser ético é tratar todos com respeito, e da mesma forma.
Não adianta ser de um jeito com seus chefes e de outro com seus subordinados.
Ser ético também impõe não ser interesseiro.
E não entrar em contato apenas quando você está passando por algum aperto.
A ética é fundamental no mundo do trabalho.
No network, não é diferente.

6. Cuide da sua imagem
Leve a sério a máxima: Uma imagem vale mais que mil palavras, principalmente no network.
Construir o network é como fazer uma entrevista de emprego todos os dias, pelo resto da sua vida profissional.
Não, isso não significa estar ansioso ou tenso.
A dica é para se vestir bem em todos os eventos de network, sejam eles festas, feiras, congressos ou reuniões em sindicatos.
Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica?
Bem, se uma imagem vale mais que mil palavras, nada melhor do que investir na sua autoimagem para aumentar as chances de realmente conquistar uma boa primeira impressão.
Mas tenha consciência de como as pessoas do seu ramo de negócios se vestem e se comportam.
Não vale ser um destaque destoante.
E não se esqueça: tenha sempre um cartão de visitas à mão, pronto para estender para seu novo contato.

7. Encontre sempre uma característica em comum
A identificação sempre facilita a conexão.
Um bom momento para encontrar pessoas com algo em comum com você, mesmo que não sejam da mesma área, se dá em situações mais descontraídas como:
cursos de aperfeiçoamento ou pós-graduação e mesmo durante trabalhos voluntários.

8. Aproveite os contatos que você já tem
Seus contatos em rede são como clientes.
Não basta atrair novos, é preciso fidelizar os antigos.
Por esse raciocínio, fica claro que uma boa estratégia é cultivar as relações com pessoas com as quais não conversa há tempo.
Não permita que elos da sua rede fiquem esquecidos.
Pior do que isso é apenas procurá-los quando é de seu interesse, como já comentei.
Uma boa dica é reservar um horário.
Um momento na semana, no mês, no trimestre ou quando achar cabível, para rever essas pessoas e renovar os laços de amizade e proximidade.
Lembre-se de que cada ocasião gera uma nova oportunidade.

9. Explore o potencial da sua rede
Você já ouviu falar da Teoria dos seis graus de separação?
Ela diz que todas as pessoas do mundo estão ligadas por, no máximo, seis conexões.
Você é fã de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook?
Por essa teoria, você precisaria contatar apenas seis pessoas para chegar até ele.
Não curte o Mark, mas é admirador de Bill Gates?
Vale o mesmo raciocínio.
É como se cada um deles ocupasse um posto acessível pelo sexto nível de sua rede de contatos no LinkedIn.
Quer um exemplo?
Seu irmão, que está na sua rede, é amigo de uma jovem argentina que namora um cantor de tango.
O artista é admirado por um empresário escocês, que fabrica o uísque preferido de um ex-colega de escola de uma das irmãs de Mark Zuckerberg, Donna.
Nesse exemplo hipotético – e um tanto maluco, mas plenamente possível -, você descobriu que está a seis conexões do CEO do Facebook – e que o mundo é mesmo um ovo.
Voltando à realidade, você pode se aproveitar dessa teoria para qualificar o seu network a partir dos contatos que já tem.
Para isso, peça que pessoas que já conhece o apresentem para outras.
Dependendo do seu grau de intimidade, vale solicitar até que o seu atual contato o recomende e fale bem de você, sem exagerar, é claro.
Não tenha preguiça, nem vergonha, pois o network não acaba nunca.
Por mais que você esteja cansado de fazer contatos, de ficar se apresentando e falando de sua empresa, não pare, não desista.
Até quem já está no topo em sua área de atuação deve continuar expandindo o network.

Fonte: https://moneyradar.com.br

Post a comment

Your email address will not be published.

Posts Relacionados